Criar um Site Grátis Fantástico
 PATINADORES DO ASFALTO


Alta velocidade sobre rodinhas

Alta velocidade sobre rodinhas

A patinação - também conhecida como patinação de velocidade - é disputada por corredores com patins de quatro rodas. É dividida em dois estilos: verão, com provas em ruas, e inverno, com corridas no gelo. O esporte teve sua origem na Idade Média, na Europa, através da utilização dos patins como meio de transporte. Os primeiros patins eram feitos de rodas de 25cm de diâmetro acopladas ao pé.

 

Tempos depois, por invenção do norte-americano James Leonard Plimpton, os patins evoluíram para a versão que perdura até os dias de hoje, com quatro rodas em cada pé e mecanismo de freio.

 

Desde então o esporte passou a não depender mais do gelo para ser realizado e, assim, surgiram os primeiros clubes para a prática de patinação. Esses clubes eram, em sua maioria, na Europa, e uma das primeiras provas que se tem conhecimento foi a disputada na Bélgica, em 1910, com uma distância de 40km.

 

O primeiro campeonato mundial de patinação foi disputado em 1938, em Londres, com a realização de seis provas masculinas. O primeiro mundial feminino só aconteceu anos depois, em 1954, em Bari, na Itália. A estréia no Pan foi em 1979, em San Juan, Porto Rico.

 

Atualmente, a Federação Internacional de Esportes em Roda (FIRS) conta com 106 países filiados. A maior potência mundial em patinação são os Estados Unidos, recordistas de medalhas em Pan-americanos.

 

A patinação no Pan

 

A patinação de velocidade estreou nos Jogos Pan-Americanos em San Juan 79. De lá para cá, diversas competições ocorreram e os Estados Unidos levaram a melhor na maioria delas, ampliando sua vantagem no quadro geral de medalhas.

 

No último Pan, em Santo Domingo, na República Dominicana, em 2003, os americanos só não levaram a medalha de ouro na categoria feminina combinada distância curta, na qual a argentina Andréa Gonzáles terminou em primeiro. Paula Verdugo, do Chile, ficou em segundo e os Estados Unidos levaram apenas o bronze com Julie Glass.

 

Na categoria masculina combinada distância curta, o vencedor foi o norte-americano Joey Mantía. O segundo lugar ficou com o chileno José Guzmán e o terceiro foi para Fabrício Seguel, da Argentina. Na prova masculina combinada fundo, mais um ouro para Joey Mantía, dos EUA. O argentino Fabrício Seguel dessa vez ficou com a prata. O bronze foi para o equatoriano Gustavo Naula.

 

Na categoria feminina combinada fundo, a norte-americana Julie Glass se recuperou do terceiro lugar na outra prova e, finalmente, terminou em primeiro. Andréa Gonzáles, da Argentina, ficou com a prata e Cecília Baena, da Colômbia, com o bronze.

 

Em Winnipeg, no Canadá, em 1999, três provas de patinação foram disputadas no masculino e três também no feminino. Os EUA levaram três medalhas de ouro, a Argentina duas e a Colômbia uma. Na combinada distância curta masculina, vitória do colombiano Diego Rosero, seguido pelos norte-americanos Chad Hedrick e Derek Downing. Na combinada fundo masculino, Chad Hedrick ficou com o ouro, Jose Bustamante, da Colômbia, com a prata, e Derek Dowing novamente com o bronze. Chad Hedrick ficaria ainda com o título da maratona, que teve ainda Diego Rosero em segundo e Jose Bustamante em terceiro.

 

No feminino, ouro para Andrea Gonzáles, da Argentina, na velocidade combinada distância curta, que teve também as colombianas Berenice Monteiro e Érika Rueda, levando a prata e o bronze, respectivamente. Na velocidade combinada fundo, Theresa Cliff, dos EUA ficou em primeiro, seguida pela compatriota Julie Brandt e pela argentina Andréa Gonzáles. Na meia-maratona, a argentina Andrea Haritchelhar ficou com o ouro, Andréa Gonzáles, com a prata, e Érika Rueda, com o bronze.

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional